quinta-feira, 4 de março de 2010

LUNA SEA

LUNA SEA

A música do LUNA SEA é difícil de ser definida. A banda misturou engenhosamente vários dos elementos dos anos 80: punk, metal e até mesmo rock gótico - todos juntos, eles formaram um som completamente independente que caracteriza a banda. Por essa razão, suas músicas eram muito cativantes. O LUNA SEA também produzia belas baladas e faixas rápidas e firmes.

Talvez devido a essa mistura de sons, a banda parecia se reinventar a cada novo álbum. Isso podia ser parte do charme irresistível do LUNA SEA. Uma atmosfera misteriosa, rápidas linhas de baixo que impulsionavam e quase dominavam a música e a voz carismática de RYUICHI - isso era tudo que não tinha mudado desde os primeiros álbuns da banda. Mais tarde, com seu sexto álbum, SHINE, a banda passou por mudanças visuais e musicais. Com essa reinvenção, o LUNA SEA se tornou mais pop e perdeu um pouco de seu mistério.

O LUNA SEA encerrou suas atividades em 2000, mas até hoje é considerada uma das bandas visual kei mais influentes da cena rock japonesa.

biografia

O LUNACY apareceu pela primeira vez no Machida PLAYHOUSE, em Kanagawa, com apenas quinze pessoas como sua platéia. Sua formação foi definida desde o início: RYUICHI nos vocais, SUGIZO como guitarrista principal, INORAN como guitarra de base, J como baixista e Shinya como baterista. Todos eles tinham um passado social diferente, e se uniram para fazer um punk-rock que gostavam. De fato, a palavra-chave da banda era 'música original', o que todos eles tinham como objetivo fazer.

Três meses após sua estréia, a banda lançou sua primeira demo tape, LUNACY, vendida em casas de shows onde eles tocavam. Em dezembro do mesmo ano, eles gravaram outras demo tapes: primeiro, SHADE, que foi lançada em novembro de 1989; depois, LASTLY, distribuída em junho de 1990 no Machida PLAUHOUSE para comemorar seu primeiro aniversário no famoso show Kurofuku gentei GIG, fechado apenas para pessoas vestidas de preto.

Graças a sua música e a seu visual chamativo, uma revista os notou e uma foto da banda apareceu em uma publicação. Isso ajudou em sua promoção pelo Japão; apenas sete meses após sua estréia, o LUNACY estava se apresentando em mais casas de shows para platéia maiores.

Seu primeiro álbum foi auto-produzido e lançado no dia 21 de maio de 1991. Com esse lançamento, o LUNACY mudou seu nome para LUNA SEA. Muitas canções desse álbum se tornaram clássicos da banda, como TIME IS DEAD, BLUE TRANSPARENCY, MOON e PRECIOUS.... O álbum foi bem vendido e logo mais pessoas começaram a acompanhar o LUNA SEA.

Após se tornar major, a banda abriu seu fã clube, SLAVE, em 1992. Eles fizeram um show no Shibuya Koukaido para comemorar a ocasião, e os ingressos esgotaram em 30 minutos. O primeiro álbum major do LUNA SEA, IMAGE, foi lançado no dia 21 de maio e incluía músicas como WISH e Déjàvu. Em 1993, eles lançaram seu primeiro single, BELIEVE, e segundo álbum, EDEN, no qual podem ser encontradas músicas como JESUS, BELIEVE e LAMENTABLE.

No ano seguinte, a banda lançou o álbum MOTHER. Para escrevê-lo, os membros decidiram se isolar do resto do mundo. O álbum é considerado um clássico, incluindo músicas como ROSIER, TRUE BLUE e, é claro, MOTHER, escrita por INORAN. Sua turnê MOTHER OF LOVE, MOTHER OF HATE foi seguida por um one-man especial e um dos shows mais famosos do LUNA SEA, o LUNATIC TOKYO, que aconteceu no Tokyo Dome.

STYLE chegou às prateleiras no dia 22 de abril de 1996, e foi como uma antítese de MOTHER. Após o lançamento desse álbum, porém, os membros da banda anunciaram que fariam uma pausa para que cada um pudesse desenvolver sua carreira solo. Os cinco membros do LUNA SEA se reuniram no Akasaka BLITZ no di 17 de dezembro de 1997 para anunciar sua volta.

Os singles STORM, SHINE e I for You precederam seu álbum seguinte, SHINE, lançado em julho de 1998. O som rock da banda foi abandonado quase que completamente, dando lugar a algo mais pop. Porém, algumas músicas ainda se destacaram, como Time Has Come e ANOTHER. A esse álbum se seguiu a turnê SHINING BRIGHTLY, co-produzida pela Disney, já que INORAN havia escrito a música de encerramento do filme "Mulan", BREATHE.

Em janeiro de 1999, o LUNA SEA fez três shows fora do Japão, em Taipei, Hong Kong e Shanghai. A mini-turnê pela Ásia pareceu rejuvenescer a banda, e, em seu décimo aniversário, eles fizeram o gigante show LUNA SEA 10TH ANNIVERSARY GIG [NEVER SOLD OUT] CAPACITY∞. Infelizmente, uma tempestade em Tóquio destruiu uma grande parte do palco montado para a ocasião, mas isso não impediu que o evento fosse um grande sucesso, com 100,000 pessoas comparecendo. Os cinco membros do LUNA SEA chegaram ao palco de helicóptero, assim como os Beatles haviam feito algumas décadas antes. Com o show, a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, NEVER SOLD OUT.

No dia primeiro de janeiro de 2000, o LUNA SEA recebeu o novo milênio com um show no ZEPP Tokyo. Lá eles tocaram Sweetest Coma Again, música comporta por J usada como tema de encerramento japonês para um filme de James Bond. No dia 29 de março foi lançado o single gravity, seguido por TONIGHT dois meses depois. No dia 25 de junho, em seu show PREMIERE OF LUNACY 2000, o LUNA SEAdeu um gostinho de seu próximo álbum. LUNACY, o sétimo álbum da banda, trouxe uma boa mistura de músicas violentas e calmas; todos podiam encontrar algo de que gostassem.

No dia 8 de novembro, durante a turnê BRAND NEW CHAOS ACT II, a banda anunciou repentinamente as notícias que devastariam fãs em toda parte: o LUNA SEA estava acabando. Embora nenhum dos membros dissesse oficialmente que eles estavam se separando, a banda não continuou com suas atividades e, assim, era o fim. LOVE SONG foi o último single lançado pelo LUNA SEA. No dia 27 de dezembro aconteceu seu último show, apropriadamente intitulado THE FINAL ACT. Mais tarde, os membros seguiram carreiras solo ou tocaram com outras bandas.

Em 2007, o LUNA SEA se reuniu para um show na véspera de Natal intitulado GOD BLESS YOU ~One Night Déjàvu~. O evento foi transmitido ao vivo pela televisão e, mais tarde, um DVD com o show foi lançado. Porém, não havia planos para o lançamento de novos materiais, uma vez que a banda não acreditava que a reunião seria permanente. Em 2008, o LUNA SEA reviveu mais uma vez para participar do hide Memorial Summit.

Para 2009, nenhum anúncio sobre o status da banda foi feito, mas INORAN e RYUICHI sugeriram que mais shows podem acontecer.



Membros

Vocal: RYUICHI


Guitarra, Violino: SUGIZO


Guitarra: INORAN


Baixo: J


Bateria: Shinya




Site Oficial

Fonte


Nenhum comentário: