quinta-feira, 11 de março de 2010

Ikimono Gakari

Ikimono Gakari

Ikimono Gakari é um grupo de pop/rock composto por uma jovem cantora, Kiyoe, e dois instrumentistas, Hotaka (guitarra/gaita) e Yoshiki (guitarra) - um tipo de formação bem comum e popular entre bandas japonesas. Apesar do grupo ter sido formado em 1999, foi apenas em 2003 que eles fizeram seu debut nos circuito independentes. Em 2006 a banda conseguiu um contrato major com a EPIC RECORDS JAPAN, da Sony Music, e desde então tem feito muito sucesso.

O maior diferencial de Ikimono Gakari para outras bandas talvez seja a presença distinta da gaita em suas composições, dando as músicas do grupo um som diferente do usual pop/rock. O grupo também é bastante conhecido pela música Hanabi, que virou tema do anime Bleach.


Biografia

Ikimono Gakari é um trio composto por Yoshioka Kiyoe, responsável pelos vocais e a letra; Yamashita Hotaka, responsável pela guitarra, gaita, letra e composição; Mizuno Yoshiki,é líder do grupo, sendo responsável pela guitarra, vocais, letras e composição.

A história de Ikimono Gakari começou com o encontro de Hotaka e Yoshiki em abril de 1989, quando ambos ainda eram estudantes de ensino fundamental. Nessa época, os dois foram apelidados de "ikimono gakari" pelos seus colegas, nome que se dá para aqueles que ficam como responsáveis em cuidar dos animais da classe (atividade comum nas escolas primárias japonesas).

Ambos continuaram juntos nos anos escolares seguintes, quando decidiram então criar uma banda em fevereiro de 1999. Na época, Hotaka e Yoshiki estudavam em Atsugi e decidiram batizar a banda de Ikimono Gakari (escrito então com kanji: 生き物係). Os dois passaram a se apresentar nas ruas e em casas de show, meses mais tarde ganhando uma vocalista, Kiyoe, irmã mais nova de um dos colegas de classe dos rapazes.

Apesar disso, o trio decidiu continuar com seus estudos e em setembro de 2000, devido aos testes finais do colégio e o vestibular, Ikimono Gakari paralizou suas atividades, só retornando um ano e meio mais tarde.

Depois de muitas perfomances, a banda ganhou mais e mais popularidade em sua região, conseguindo um concerto solo no Atsugi Thunder Shake em junho de 2003 - graças a gravadora independente Thunder Snake. Os ingressos esgotaram e o show foi um sucesso.

O grupo então lançou seu primeiro mini-álbum, Makoto ni Sen'etsu Nagara First Album wo Koshiraemashita... em agosto, sendo vendido em diversas casas de show da Thunder Snake. A banda conseguiu esgotar os ingressos de todos seus shows subseqüentes e seu sucesso crescia cada vez mais. Era óbvio que o contrato com a Thunder Snake continuou sem problemas.

Um segundo mini álbum foi lançando um ano depois, vendendo mais de 1000 cópias. Ikimono Gakari tinha se tornado muito popular entre os habitantes das cidades de Kanagawa. O terceiro mini álbum, último da banda como indie, foi lançado em maio de 2005 e incluiu um DVD do concerto Atsugi Bunka Kaikan. Pouco depois o grupo foi contactado pela Sony Music que ofereceu um contrato com a gravadora major EPIC RECORDS JAPAN.

O primeiro single major da banda, SAKURA, foi lançando no meio de março de 2006 e usado como tema para uma propaganda. O single fez um enorme sucesso e conseguiu permanecer dezesseis semanas nos charts do Oricon, criando um clima perfeito para que Ikimono Gakari se tornasse conhecido pelo grande público. Experientes em perfomances ao vivo devido ao grande número de lives independentes que o grupo realizou, eles deram um show gratuito no parque de Atsugi, que foi visto por 2000 pessoas.

O segundo single, HANABI, foi rapidamente lançado depois do sucesso do primeiro. Para celebrar o lançamento do novo single a banda novamente deu outro show gratuito, dessa vez em Mizuno-Yamashita, na frente de 5000 pessoas. HANABI continuou o sucesso de Ikimono Gakari nos charts, chegando a quinta colocação - certamente ajudado pelo fato que a música foi usada como encerramento do anime Bleach.

O terceiro single do grupo foi lançado no meio de Outubro de 2006, Koisuru Otome, uma nova versão de uma antiga música da banda de muito sucesso da época indies. Além disso, o single incluiu a faixa GET CRAZY!, cover de uma música da girlband dos anos 80 PRINCESS PRINCESS.

Com muita atenção positiva vindo da mídia e uma grande base adquirida devido ao anos de experiência, o grupo inicou sua primeira turnê em novembro de 2006, batizada de Ikimono Gakari no Minasan Konnitsuaa!! 2006, muito antecipada pelo público.

O grupo lançou o single Ryuusei Miracle em dezembro de 2006 seguido por Uruwashiki Hito em fevereiro de 2007. Há planos para o lançamento do primeiro álbum major em março, entitulado Sakura Saku Machi Monogatari, certamente muito esperado pelos fãs. Apesar de nova a banda de Jpop Ikimono-gakari já está indo para seu nono single! Intitulado Kaeritaku natta yo, o lançamento será vendido a partir do dia 16 de abril. Apesar de nada mais ser anunciado, sabemos que a primeira prensagem do single virá com um bônus especial.Aliás, vale lembrar, o segundo álbum da banda Life Album será lançado no dia 13 de fevereiro e terá 13 faixas.

O trio Ikimono-gakari irá lançar seu décimo primeiro single em 15 de Outubro. Planetarium terá quatro faixas e a faixa-título será usada como tema do drama "Cat Street," que começa a ser exibido na NHK em 28 de Agosto. O single também irá incluir as faixas Smile Again Happy, uma versão ao vivo de Kaeritakunatta yo e a versão instrumental de Planetarium. O Ikimono-gakari lançará seu décimo segundo single em 3 de Dezembro, intitulado Kimagure Romantic. A música será usada como tema da série de TV "Celeb to Binbotaro". Mais detalhes serão anunciados em breve.


Além do single Kimagure Romantic, que será lançado amanhã, 3 de Dezembro, o Ikimono-gakari anunciou outra novidade para Dezembro. O terceiro álbum do grupo, My song Your song, será lançado em 24 de Dezembro e incluirá 14 faixas, entre elas os singles Kaeritaku natta yo, Blue Bird, Planetarium e Kimagure Romantic. A primeira prensagem do álbum inclui uma embalagem de luxo, um encarte especial de 24 páginas e um cartão postal. Seguindo o lançamento de My song Your song, álbum que alcançou o topo das paradas do Japão, o Ikimono-gakari anunciou o lançamento de seu primeiro DVD de clipes para o dia 4 de Março. Ainda sem muitos detalhes, já sabe-se que o DVD será chamado de Tottemo eezou e que incluirá uma performance ao vivo da canção Kaeritaku natta yo ~Konnitour!! 2008 Live ver.~.

Apesar de poucos detalhes terem sido revelados até o momento, o Ikimono-gakari anunciou o lançamento de um novo single em 27 de Maio chamado Futari. A canção será usada como tema do drama da emissora TBS "Boku no imouto", que estréia no mês que vem. Além disso, a banda foi escolhida para tocar o novo tema de abertura da popular série de anime "Naruto Shippuden", entitulado Hotaru no hikari.O Ikimono-gakari revelou mais informações sobre seu próximo single, Futari, que está previsto para sair no dia 27 de maio. O single, que será usado como tema do dorama da rede TBS "Boku no imouto", incluirá também a versão instrumental da faixa-título e versões ao vivo de Blue Bird e Kokoro no sakaseyou.

Seguido do lançamento de Futari em 27 de maio, o Ikimono-gakari já tem planejado o lançamento de um novo single para o dia 15 de julho. Hotaru no Hikari, o segundo single do grupo deste ano, começou a ser usado como tema de abertura do anime "NARUTO Shippuden" em abril e está previsto para continuar no ar até setembro.O disco incluirá três músicas no total - a faixa-título, uma b-side ainda sem título e uma faixa instrumental - e sua primeira prensagem virá com um adesivo, um card temático especial selecionado entre quatro tipos diferentes e um card oficial do Ikimono-gakari.

Pouco tempo depois do lançamento do single Hotaru no hikari, o Ikimono-gakari já tem planejado o lançamento de seu terceiro single deste ano para o dia 23 de setembro. YELL/Joyful, um single double A-side, conterá a faixa YELL, que será usada como música tema da 76º competição musical escolar da NHK (ou "NHK's 76th Zenkoku Gakkou Ongaku Concours"), e também a animada canção Joyful. A banda colaborará pela primeira vez com Matsutoya Masataka na produção do CD.

Em adição ao seu próximo single YELL/Joyful, previsto para sair no dia 23 deste mês, a banda de pop-rock ikimono-gakari anunciou o lançamento de um novo single, chamado de Nakumonka, para o dia 11 de novembro.Nakumonka, o quatro single do grupo neste ano e 16º ao todo, será usado como tema do filme de mesmo nome, estrelando o ator Abe Sawado, que foi escrito por Kurodo Kankurou e supervisionado por Mizuta Nobuo, ambos já conhecidos por seu trabalho juntos no filme "Maiko Haaan!!!".O single é descrito como uma balada emocionante e comparada com alguns hits da banda, como SAKURA e Kaeritaku natta yo. Ele será produzido por Honma Akira, conhecido pelos trabalhos com a dupla pop Porno Graffitti, e será lançado em ambas as edições regular e limitada, esta vindo também com um DVD contendo o PV de Joyful.

Após acumularem grandes números de vendas com seu mais novo álbum Hajimari no uta, o trio de pop-rock Ikimono-gakari já está trabalhando em um novo single para ser lançado em 10 de março.

O Ikimono-gakari gravou duas músicas para a trilha sonora da versão de 2010 do filme "Toki wo kakeru shoujo". As músicas são a faixa -título do single, chamada de Nostalgia, e a b-side Toki wo kakeru shoujo, composta originamente pela cantora Yumi Matsutoya e lançada em 1983 por Tomoyo Harada.Nostalgia pode ser conhecida por alguns fãs do grupo, já que foi lançada anteriomente em seu mini-álbum de estreia, Makoto ni senetsu nagara First Album wo koshiraemashita..., em 2003. Entretanto, o grupo trabalhou novamente na melodia da música e a gravou para o filme em uma nova versão.

"Toki wo kakeru shoujo" foi um filme lançado originalmente em 1983, no qual Tomoyo Harada fez sua estreia como atriz e concedeu a faixa de mesmo nome como tema do filme. O Ikimono-gakari regravou a música, que será incluída no single junto de uma versão diferente de seu single hit YELL e da versão instrumental de Nostalgia.Em outra nota, a banda também possui outra música inédita, intitulada Arigatou, que está sendo transmitida como tema do dorama "Gegege no nyoubou", do canal NHK. Arigatou teve melodia e letra criadas por Mizuno Yoshiki, membro do grupo.




Membros

Yoshioka Kiyoe 吉崗聖惠
Função: Vocalista
Apelidos: Yosshie, Kiyoe-chan e Kiyorasu
Tipo Sanguíneo: A
Nascimento: 29 de Fevereiro de 1984
Cidade natal: Atsugi (cidade de Kanagawa)
Graduação: Escola Ebina e Academia Showade musica Junior

Os pais dela são fazendeiros e o irmão mais velho era colega do Hotaka e Yoshiki na escola.
Kiyoe também escreve letras de musicas que a banda toca.


Yamashita Hotaka 山下穗尊

Funções: Guitarra e Gaita
Apelidos: Hocchi e Yama-chan
Tipo Sanguíneo: O
Nascimento: 27 de Agosto de 1982
Cidade natal: Ebina (cidade de Kanagawa)
Graduação: Escola Atsugi e a Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Hosei

Hotaka também escreve letras de musica e a melodia das musicas da banda.



Mizuno Yoshiki 水野良樹

Funções: Guitarra e Vocal
Apelidos: Yotchan
Tipo Sanguíneo: A
Nascimento: 17 de Dezembro de 1982
Cidade natal: Ebina (cidade de Kanagawa)
Graduação: Escola Atsugi e a Faculdade de Ciências Sociais - Universidade Hitotsubashi

Yoshiki também escreve letras de musica e a melodia das musicas da banda. Ele também é o líder da banda.



Site Oficial

Fonte


Nenhum comentário: