sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Visual Kei

Visual Kei

Oi pessoal ,me chamo Rodolfo 17 anos e falarei para vocês o que eu sei sobre o Visual Kei, espero que gostem.


Começando Visual Kei significa “estilo visual” é um movimento musical que surgiu na década de 80, foi criado esse termo “Visual Kei” por Hide, que então na época era guitarrista do X-Japan.


O visual kei em si ,é uma grande mistura de estilos musicais como o rock, metal, instrumentos de musica clássica e até mesmo instrumentos tipicamente japoneses, que não são comum de se ver no rock ocidental.


A banda considerada pioneira é o X-Japan. O movimento teve seu auge no começo da década de 90, quando bandas como o próprio X-Japan, Buck-Tick, Luna Sea, Malice Mizer e outras bandas conquistaram o público japonês.


O Visual Kei sempre foi aberto e com isso foi ganhando mais variedade e estilos diferentes.


Até a década de 2000, já existia uma boa variedade entre as bandas que foi crescendo cada vez mais, um exemplo disso é a banda "Kagrra" que combina rock com musica tradicional japonesa, que foi chamado de neo-japanesque. Outro exemplo é o "Miyavi", que fez carreira solo tocando violão, e com o tempo começou a usar um pouco mais o pop e hip hop, contando com a ajuda de uma banda que inclui um DJ MC/beatboxer, e um sapateador que deu origem ao neo vizualism.


Em 2002 a banda Dir em Grey começou a usar elementos de metal em sua musica, e pode ter influenciado bandas como,Girugamesh, The Gazette e Sadie.


O termo Visual Kei não denomina apenas um tipo de musica, ou seja pode ter cantores e bandas Visual Kei de Pop, Hip-Hop etc. Algumas pessoas usam outros termos que denominam subgêneros para explicar características diferentes da musica. Apesar que uma parte dos subgêneros foram criados somente pela aparência externa, e não divisão das musicas.Esses gêneros foram de diversificando na metade da década de 90. E é comum quando um gênero se expande outros perdem um pouco de popularidade, e é comum ter diferentes tipos de gêneros por região.


Kotevi Kei

Foi mais popular na década de 90, O kotevi kei tem um estilo de dar mais presença de palco, usando roupas muito chamativas. A maioria das bandas desse estilo atuam na cena indie (independente), a primeira fase do Dir em Grey é um bom exemplo do Kotevi Kei. E apesar de ser tratado como contrário do Soft Visual Kei , ambos tem origem na cidade de Osaka e faziam sucesso em épocas próximas, e tem varias semelhanças.Ainda dentro do Kotevi Kei, podemos distinguir o kuro kei (grupo preto) que tem características de um som mais pesado e composições rápidas. Ao contrário do shiro kei (grupo branco) que tem um som mais leve e letras limpas ou seja musicas mais românticas.


Soft Visual Kei

São bandas que usam roupas menos chamativas e maquiagem leve. È um estilo que tem o maior numero de fãs homens, que surgiu com força no final da década de 90, e com varias bandas atuando na cena Major ou algo parecido. Um exemplo de banda é SIAM SHADE pelo menos no inicio da carreira. O Soft Visual Kei junto com o kotevi kei começa a entrar em extinção no inicio da década de 2000.


Kurofuku kei

Kurofuku kei são as bandas que usavam elementos pretos em suas roupas e pouca maquiagem. São bandas do final da década de 80 até a metade da década de 90, que tinha um estilo mais obscuro com refência ao gótico. Exemplos de bandas nesse estilo são: Buck-Tick e Luna Sea, pelo menos no inicio da carreira.


Oshare kei

Bandas nomeadas Oshare Kei são aquelas que vestem roupas fashion. Esse estilo de banda explodio na cena Indie em 2002, quando a popularidade das bandas kotevi kei começou a cair. No Oshare Kei as bandas usam composições mais pop e usam roupas mais coloridas que outras bandas, exemplo de Oshare kei são: An Cafe, Ayabie e Charlotte.


Koteosa kei

Seria um estilo para qual o Oshare Kei teria evoluído ou a fusão entre Oshare Kei e Kotevi Kei. Por sua aparência e sua musica, exemplo é a banda LM.C.


Iryou kei

Bandas que chegaram a usar roupa de hospital, tipo gazes e curativos nos olhos. Exemplo de banda é Malice Mizer. Tinha letras obscuras e falavam de locais sombrios e úmidos.


Nagoya kei

Foi usado o termo Nagoya Kei , para bandas com origem a cidade de Nagoya. Essas bandas ganharam fama no começo da década de 90 e atuavam na cena Indie. Há varias bandas que parecem com Kotevi Kei e Kurofuku Kei, mais desenvolviam sua própria musica. Porque as pessoas de Nagoya não simpatizam muito com as pessoas de Tóquio, e isso fez com que as bandas atuassem mais perto uma das outras e o que contribuio a ter um ambiente mais fechado, onde puderam desenvolver suas próprias características.Esse estilo é representado por bandas como Unsraw e Death Gaze.


Bom pessoal eu falei aqui do Visual Kei e seus diferentes gêneros, feito isso decidi entrevistar duas amigas minha que gostam muito de Visual Kei fazendo as mesmas perguntas para as duas.



Qual seu nome, apelido e a sua idade?
R:
Bem me chamo Jéssica Carvalho Barboza ou apenas Jessé tenho 18 anos de idade.


Como vc conheceu o visual kei?

R: Em 2008 Quando eu estava na 8ª serie conheci uma menina que tinha em seu caderno de escola,muitas fotos do Takeru da banda SuG e então fiquei curiosa por ter achado bonito as fotos e perguntei pra ela o que era e quem era ele.Ela me falou que ele era de uma banda de j rock e então perguntei pra ela o que era j rock e o por que desse visual deles ela me começou a mostrar musicas de varias banadas.E a minha primeira na verdade que comecei a escutar foi The Gazette e ai fui partindo a conhecer outras bandas.Foi assim que acabei conhecendo o chamado visual kei.


O que o Visual Kei representa na sua vida?

R: Algo que me deixa muito feliz me faz me sentir bem nos momentos ruins e que me acaba destacando entre muitas pessoas,por eu gostar de algo diferente.


Quando vc fez seu primeiro visual kei?

R: Fui quando eu ja tinha me habituado com o universo do visual kei,quando ja tinha mais ,vamos dizer bandas que eu conhecia a mais tempo,resumindo fui esse ano mesmo no começo dele.


Vc ja sofreu preconceito por gostar de visual kei? E ja te confundiram com outro tipo de visual?

R: Sim,muitas vezes. Acho até que todo os dias eu sofro preconceito.

Sim,me confundiram com aquele visual chamado emo,e isso me deixa muito triste.


O que seus pais e sua familia pensam quando te vêem de visual kei?

R: Pensam que eu sou maluca.


E seus amigos e até mesmo namorado pensa sobre isso?

R: Bem!Como eu tenho poucas amigas de verdade,vou falar de duas apenas.Uma amiga minha acha normal ate porque ela adora visual kei tambem como eu,ja a outra fica meio assim,sem ter o que dizer porque ela prefere não comentar no que ela não conhece.


O visual kei é apenas uma fase da sua vida ou você sempre irá gostar ?

R: Não.Na verdade quando conheço algo,eu nunca a abandono se eu realmente adoro ela.É assim com o visual kei e sempre sera ate quando existir.


Qual sua banda favorita de visual kei? e por qual motivo gosta tanto dela?

R: The Gazette.Por ela ser a banda mais popular de visual kei,ou seja,a mais procurada pelos fãs o seus albuns,e na verdade gosto tanto dela por ter um som de muita boa qualidade e um vocal incrivel como o Ruki.




Qual seu nome, apelido e a sua idade?

R: Michelle Gomes Mih 17anos


Como vc conheceu o visual kei?

R: Eu curto muito anime e conheço muitas pessoas que gostam também. Essas pessoas me apresentaram bandas de J-Rock e foi assim que eu conheci o Visual Kei.


O que o Visual Kei representa na sua vida?

R: Coragem, muita. Pra se destacar na multidão, sair com cabelos coloridos pela rua sem se importar com que os outros pensam, esse é o meu estilo e acho que Visual Kei tem tudo a ver comigo.


Quando vc fez seu primeiro visual kei?

R: Foi no ano retrasado, na minha festa de aniversário. Foi quando eu assumi pra todo mundo.


Vc ja sofreu preconceito por gostar de visual kei? E ja te confundiram com outro tipo de visual?

R: Com certeza. Meus amigos mais chegados já não se importam mais, mas é muito difícil ser diferente, não é todo mundo que aceita, mas com o tempo eles vão se acostumar; se não acotumarem, acho que não vai ser muito significativo para mim.


O que seus pais e sua familia pensam quando te vêem de visual kei?

R: Quem me ve de Visual Kei é a minha família que mora dentro da minha casa, por isso eu não sei o que o restante pensa, mas meus pais já estão acostumados com o meu jeito, só encrencaram um pouco antes de eu colocar meu alargador, apesar de pequeno. Eles não tem preconceito, não me apoiam, mas não me impedem. Minha família daqui estão acostumadas, mas nao deixo de dar uns sustos na minha avó de vez em quando haha.


E seus amigos e até mesmo namorado pensa sobre isso?

R: Como disse, meus amigos mais chegados não ligam muito pra isso, e tenho amigos que curtem meu estilo e gostariam muito de ter essa coragem. Já o meu namorado é absolutamente contra, e acho que ele surta se eu pintar meu cabelo de laranja como eu quero. [mas vou pintar]


O visual kei é apenas uma fase da sua vida ou você sempre irá gostar ?

R: Bem, se eu pintar o cabelo já não será mais apenas uma fase né, será uma coisa mais duradoura, mas acredito que quando eu for mais velha talvez eu não vá me importar tanto com o Visual Kei como me importo hoje, talvez seja uma fase, é difíficil falar do futuro assim.


Qual sua banda favorita de visual kei? e por qual motivo gosta tanto dela?

R: Bem, gosto muito de An Cafe, adoro o estilo do Bou-chan. Ele é lindo,
tanto como homem quanto como mulher, haha. Acho ele bem excentrico e
leva a banda inteira para o mesmo rumo. Acho fantastico ver ele vestido de mulher cantando com aquele vozeirão, fora que as músicas são muito boas!


É isso ai pessoal, espero que tenham gostado, da matéria, porque deu muito trabalho fazer hehe.